sexta-feira, 30 de maio de 2008

A saúde pública no Rio de Janeiro

Caros amigos, na última segunda feira (25/05/2008) precisei de atendimento médico e tive que procurar um serviço público de saúde, e não foi surpresa encontrar a emergência do hospital municipal Paulino Werneck (Ilha do Governador) lotada e com um péssimo atendimento.
Procuro entender as condições de trabalho de um médico do serviço público, é mal remunerado, não tem condições descentes de exercer sua profissão e passa por uma série de "provações". Apóio os médicos em sua cruzada em busca de respeito, afinal salvam vidas humanas, só não entendo porque alguns profissionais procuram descontar suas insatisfações na pobre população que usa estes serviços.
Nas filas e no atendimento somos tratados como lixo e o serviço oferecido à população é tratado como favor e não como obrigação constitucional do Estado e o pior, todos os meses descontam um percentual de nossos salários para cobrir estes serviços, ou seja, o serviço é pago.
Não posso generalizar, pois existem médicos que respeitam seu juramento e tratam gente como tal, mas o contingente dos que não suportam a idéia de ter quer trabalhar com pobres é muito grande.
Por isso faço uma proposta aos médicos insatisfeitos: Entreguem seus cargos e dêem oportunidade a aqueles que não sentem nojo de seu dever!
Um abraço e até a próxima!

Um comentário:

Rikcardo disse...

Muito boa sua observação. Infelizmente existem médicos que trabalham como se estivessem fazendo "favor" a população. Gostaria que este tipo de comentário fosse publicado em uma coluna de jornal para que todos refletissem. Abraço